Diversos documentos estão sendo modernizados para facilitar a vida dos brasileiros. Então, dentre eles está também o CRLV Digital, que agora tem uma versão que pode ser acessada pelo celular.
Desse modo, os motoristas não precisam mais apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo impresso. Isso porque, a versão digital vale tanto quanto o documento físico.
Logo, para acessar CRLV-e basta ter o licenciamento do automóvel quitado e baixar o aplicativo disponível gratuitamente. O processo de emissão é bem simples e você não paga taxas.
No entanto, como muitos motoristas ficam em dúvida sobre o CRLV Digital, hoje vamos explicar do que ela se trata, como baixar e muito mais. Acompanhe a seguir!
O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento emitido todos os anos e que garante que o automóvel pode circular pelas ruas.
Assim, ele é importante porque fornecer diversas informações para os guardas de trânsitos e outras autoridades, como:
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os motoristas precisam estar em posse do CRLV do automóvel.
Então, o CRLV Digital é basicamente a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Ele também é conhecido como CRLV-e.
Portanto, nele estão contidas todas as informações do documento impresso, mas agora em um novo formato.
Logo, o CRLV-e tem a mesma validade que o documento físico. Inclusive, tem validade de 1 ano, assim como acontece com o certificado impresso.
É muito fácil baixar CRLV Digital, pois o app está disponível para a maioria dos smartphones e tablets. Então, acompanhe o passo a passo abaixo de como fazer o download.
Se você é pessoa física, confira cada uma das etapas para baixar o CRLV-e:
Se você é pessoa jurídica, o acesso ao CRLV-e é diferente. Acompanhe o passo a passo:
A impressão do CRLV-e não é obrigatória. No entanto, existem aqueles motoristas que preferem circular com o documento físico, na versão impressa.
Logo, se este é o seu caso, você pode acessar o site do Portal de Serviços do Denatran e ir em “Meus Veículos”, preencha os dados e baixe a versão do documento em PDF.
Então, feito isso, é só imprimir. Vale dizer que a impressão deve ser realizada em folha sulfite padrão, no tamanho A4. A cor preta é a mais indicada para a impressão.
Além disso, se você escolher por imprimir o CRLV Digital, não se esqueça de que ele deve conter o QR Code. Caso contrário, não terá validade.
Não, se tratam de documentos bem diferentes. O CRLV está relacionado ao licenciamento do automóvel. É um documento que você precisa ter perto sempre.
Então, por sua vez, o CRV é o Certificado de Registro do Veículo. Até um tempo atrás ele era chamado de Documento Único de Transferência ou DUT.
Assim, o CRV tem ligação com o registro de veículo e atesta a propriedade do automóvel. Assim, costuma ser usado para transferir a titularidade do bem.
Sim, a emissão pode ser feita no site do Detran da sua cidade. Então, é só baixar e imprimir o documento.
Para ter o CRLV de outra pessoa, é preciso que essa pessoa compartilhe o documento com você. Hoje é permitido o compartilhamento do documento com até 5 pessoas.