Você não conseguiu terminar o ensino fundamental ou médio? Então, é possível obter o certificado de conclusão através do Encceja.
Criado pelo INEP, o objetivo da prova é avaliar o conhecimento dos jovens e adultos que não conseguiram finalizar o ensino fundamental ou médio dentro do prazo adequado.
Portanto, obtendo uma boa pontuação no exame se torna possível receber o certificado.
Então, quer entender mais sobre o Encceja? Abaixo explicamos tudo. Acompanhe!
THE Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), é uma avaliação promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Então, o seu principal propósito é conceder o certificado de conclusão do nível fundamental ou médio aos candidatos aprovados.
Isso porque, muitos brasileiros não conseguem finalizar os seus estudos dentro do prazo tradicional e retornar às salas de aulas nem sempre é possível.
Logo, o exame vem como uma forma de testar o conhecimento dessas pessoas para que elas possam obter a certificação e assim dar continuidade aos seus estudos, fazendo uma graduação, por exemplo.
THE Inep Encceja é o órgão encarregado de organizar o exame. Vale lembrar que o Inep é o responsável também por elaborar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para participar do exame, é necessário atender a requisitos específicos de idade. Veja:
Porém, é interessante que aqueles que possuem mais de 18 anos têm a possibilidade de realizar o exame diretamente para o Ensino Médio.
Portanto, mesmo que não tenham concluído o Ensino Fundamental, é possível realizar o exame diretamente para obter a certificação do Ensino Médio.
O exame tem o propósito de avaliar o conhecimento dos candidatos por meio de quatro provas, todas compostas por 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.
Então, para os candidatos que buscam a certificação do Ensino Fundamental, as provas são distribuídas da seguinte forma:
Logo, para aqueles que desejam a certificação do Ensino Médio, as provas abrangem as seguintes áreas:
Assim, o Encceja permite uma avaliação abrangente e equilibrada dos conhecimentos dos candidatos.
Para ser aprovado, é imprescindível atingir a pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das provas.
Todavia, não é difícil, uma vez que essa pontuação corresponde a aproximadamente 12 questões corretas das 30 disponíveis em cada área.
Contudo, é necessário alcançar a nota mínima de 5 na redação. Caso alcance a pontuação mínima em apenas uma das áreas, você receberá um certificado parcial.
Logo, isso significa que, ao fazer o exame novamente, estará dispensado da prova na qual já foi aprovado, concentrando seus esforços apenas nas demais matérias.
Agora que você já tem todas essas informações, acompanhe o passo a passo de como se inscrever no Encceja 2023:
THE Encceja não cobra taxa de inscrição. Portanto, você pode fazer o exame gratuitamente, sem precisar se preocupar em pagar qualquer valor.
A aplicação das provas acontece no dia 27 de Agosto. É preciso acessar o site do Inep, aquele mesmo que você fez a inscrição, para conferir o local da sua prova.
No mais, no dia 22 de Dezembro saem os resultados individuais e assim você já fica sabendo se obteve a pontuação mínima ou não para conseguir a certificação.
Então, caso tenha sido aprovado, é só se dirigir até Secretaria de Educação da sua cidade com seus documentos pessoais para dar entrada no seu certificado.
THE Encceja 2023 é uma grande oportunidade de se conseguir hoje a certificação do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Portanto, aproveite para estudar e fazer uma boa prova. Com o certificado, é possível até mesmo ir em busca de uma graduação, por exemplo.