Se você chegou até aqui é porque deseja aprender o passo a passo de como abrir MEI (Microempreendedor Individual), não é mesmo?
Então, esse processo é muito mais fácil do que você imagina, pois é possível fazê-lo pela internet e em poucos minutos já formalizar o seu negócio.
Só para se ter uma ideia, mais de 10,7 milhões de brasileiros já aderiram a essa modalidade, de acordo com o Sebrae. Afinal de contas, ser MEI tem uma série de vantagens, como a possibilidade de emitir nota fiscal e até mesmo o acesso a direitos previdenciários.
Sabendo disso, vem com a gente entender mais sobre o assunto e aprender também como abrir um MEI. Acompanhe abaixo!
O MEI, que também é conhecido como Microempreendedor Individual, refere-se a um profissional autônomo que opta por legalizar-se como pequeno empresário.
Então, ao fazer isso, ele é enquadrado no regime de tributação do Simples Nacional, proporcionando isenção de alguns tributos federais, como PIS, Confis, entre outros.
Para se qualificar como Microempreendedor Individual, o profissional deve faturar no máximo R$ 81.000,00 por ano e não ser sócio ou titular de outra empresa.
Além disso, é necessário efetuar o pagamento de um valor mensal, o qual varia de acordo com a atividade exercida:
No mais, é fundamental realizar o pagamento mensal dentro do prazo estipulado, pois a falta de pagamento pode levar à perda do CNPJ como MEI, sendo necessário regularizar a situação e quitar os valores atrasados.
Assim, garantir o pagamento pontual dos valores do MEI é essencial para manter a regularidade e os benefícios dessa categoria.
Após entender do que se trata, chegou a hora de conhecer o passo a passo completo de como abrir um microempreendedor individual.
Como já citado anteriormente, é possível abrir o MEI pela internet. Veja abaixo!
O passo seguinte de como abrir MEI é criar uma conta no Gov.br. Afinal de contas, este site tem sido utilizado nos últimos anos para uma série de finalidade.
Assim, desde o acesso a benefícios sociais através de apps até abertura de negócios requerem que se tenha uma conta no Gov.
Portanto:
Porém, se você já tiver uma conta no Gov.br, basta partir para a próxima etapa de como criar um MEI.
Com a sua conta já criada no portal do governo, é o momento de abrir o seu MEI agora no Portal do Empreendedor.
Então, a boa notícia é que o processo é totalmente gratuito e em poucos minutos a sua empresa já estará formalizada.
Portanto, ao acessar o portal clique em “Formalize-se”. Assim, o site vai pedir acesso a conta do governo, que você já criou no passo anterior.
Logo, é só entrar com seu login e senha. Em seguida, é preciso informar os dados do seu negócio, como:
A partir da realização do cadastro no Portal do Empreendedor, as inscrições na Junta Comercial e CNPJ são feitas automaticamente.
Inclusive, a formalização do seu negócio é comprovada através do Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
Então, nesse documento você poderá conferir o seu CNPJ, bem como o número de registro da Junta Comercial.
Você já sabe abrir MEI, mas é preciso ainda entender que existem certos requisitos a serem cumpridos para se adequar a essa modalidade.
Portanto, confira abaixo o que é preciso para ser Microempreendedor Individual:
Então, caso a sua empresa se encaixe nesses requisitos, você pode formalizar o seu negócio sem qualquer tipo de problema.
Agora você já sabe quais etapas seguir de como abrir MEI e assim formalizar o seu empreendimento.
Ora, ao trabalhar de modo legalizado, automaticamente você usufrui de muitas vantagens, que são benéficas não apenas para você, mas também para o seu negócio.