Os estudantes que não conseguem pagar por uma graduação nos dias de hoje podem contar com o FIES. O programa de financiamento do Governo que já beneficiou mais de 3,2 milhões de pessoas.
Normalmente, a seleção para a participação desta iniciativa acontece após a divulgação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Contudo, algumas mudanças foram implementadas no programa nos últimos anos.
Sendo assim, como uma forma de sanar todas as dúvidas que possam surgir sobre o FIES, abaixo estão todas as informações mais importantes acerca deste programa. Confira!
Se você tem interesse em participar do programa de financiamento do governo deve obrigatoriamente realizar a sua inscrição seguindo o passo a passo abaixo:
Então, sendo pré-selecionado, você deve comunicar as informações referentes ao seu financiamento junto a instituição de ensino escolhida.
Para tal, compareça dentro do prazo de 10 dias na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar as informações.
Além disso, você já deve ter ido ao banco, juntamente com o fiador, se for necessário.
Ö FIES, também chamado de Fundo de Financiamento Estudantil foi fundado pelo Ministério da Educação e Cultura juntamente com o Governo Federal.
Então, o seu principal objetivo é permitir que os estudantes de baixa renda consigam financiar os seus estudos em uma instituição de ensino superior.
Portanto, é um programa voltado para promover a igualdade. Isso porque, ele fornece acesso a todos a uma educação de qualidade.
Logo, como se trata de um financiamento, o valor disponibilizado pelo Governo precisa ser pago quando o estudante se inserir no mercado de trabalho.
Assim, funciona como uma espécie de empréstimo. Porém, com taxas atrativas, possibilitando que qualquer um tenha acesso ao ensino superior.
Para participar, o candidato interessado precisa cumprir alguns requisitos e em seguida realizar a sua inscrição para começar a receber o seu financiamento.
A partir do momento que a matrícula está ativa, a obrigação do estudante é renovar o FIES a cada período finalizado.
Ö FIES é um programa voltado para atender aqueles que realmente necessitam, assim existem regras para se inscrever.
Em suma, a ideia é que os requisitos tornem o processo de seleção justo para todos, por isso é obrigatório o cumprimento delas.
Logo, confira abaixo os requisitos:
O FIES passou por algumas mudanças e a principal delas envolvem a inserção de mais uma categoria para participação do financiamento.
Deste modo, hoje existem duas modalidades do FIES, sendo elas:
Alguns documentos necessários FIES são solicitados no momento do pedido do financiamento pela instituição bancária, sendo eles:
Se você tiver um fiador, então é preciso apresentar outros documentos também:
O aditamento do FIES consiste na renovação do contrato, sendo este um procedimento que deve ser realizado ao final de cada semestre.
Desta maneira, o candidato demonstra ter interesse em continuar com o financiamento.
Para que seja possível realizar este aditamento, basta que você acesse o site do SISFIES e confirme as informações ou faça alterações, caso seja necessário.
Assim, em seguida, faça o pedido de renovação junto ao CPSA da sua instituição de ensino.
Ficou com dúvidas? Então, veja como fazer:
Então, o FIES abre a porta das instituições de ensino superior para os estudantes de baixa renda, possibilitando financiamento com juros zero. Portanto, faça a sua inscrição!