Você já se viu na situação de ter o IPVA atrasado e não saber por onde começar para resolver esse problema? É mais comum do que se imagina.
O IPVA atrasado pode causar uma grande “dor de cabeça” para o motorista. Isso porque, o pagamento deste imposto é obrigatório.
A boa notícia é que há passos simples e eficientes para regularizar essa pendência de forma rápida, evitando dores de cabeça e possíveis complicações legais.
Continua após a publicidade
Neste guia prático, apresentarei um passo a passo direto e soluções exemplares para ajudar a quitar o IPVA atrasado de maneira eficaz.
Passo a Passo Simples para Pagar o IPVA Atrasado
Imagem Canva - Google
O seu IPVA está atrasado? Então, como fazer o pagamento dele? Veja o passo a passo:
- Acesse novamente o site do Detran da sua região;
- Busque pelo botão de “consultar dívida” ou “débitos”;
- Informe os dados que são solicitados corretamente;
- Clique em “pesquisar”;
- Na tela vai aparecer o valor da dívida do seu IPVA e é só escolher como pagar;
- Assim, emita a Guia para Regularização de Débitos (GRD) e garanta o pagamento do IPVA.
Vale mencionar que é totalmente possível pagar IPVA atrasado parcelado. Hoje o motorista tem a chance de parcelar em até 12 vezes.
Por fim, o pagamento do IPVA pode ser realizado:
- Casas lotéricas;
- Banco da Caixa Econômica Federal;
- Internet Banking da sua instituição financeira;
- Em qualquer posto que tenha a autorização do Detran.
Veja Também Essas Dicas Para Pagar o IPVA Atrasado
1. Entenda a Situação e Organize-se Financeiramente
O primeiro passo para resolver pendências de IPVA atrasado é compreender a situação atual.
Verifique o valor em atraso, possíveis multas e juros acumulados.
Após compreender a dimensão da dívida, é crucial organizar suas finanças. Avalie seu orçamento e identifique possíveis cortes ou ajustes para destinar recursos à quitação do IPVA.
2. Busque por Descontos e Isenções
Muitos estados oferecem programas de descontos e isenções para quem possui IPVA em atraso. Fique atento às campanhas e prazos especiais oferecidos pelo governo estadual.
É possível encontrar oportunidades que reduzem juros, multas e até mesmo concedem descontos sobre o valor total do débito.
Além disso, em alguns casos, pessoas com determinadas condições, como doenças graves, podem solicitar a isenção do IPVA.
Verifique se você se enquadra em alguma dessas condições e busque orientação nos órgãos competentes para requerer esse benefício.
3. Realize o Pagamento e Mantenha-se Atualizado
Após regularizar a situação, mantenha-se atento às datas de pagamento para evitar novos atrasos e complicações.
Veja Como consultar IPVA Atrasado de Forma Simples e Rápida
O IPVA é um imposto de responsabilidade de cada estado, portanto, é preciso que você faça a consulta junto ao Detran do seu estado.
Muitos deles permitem que essa consulta do IPVA em atraso seja realizada pela internet.
Então, é só seguir o passo a passo abaixo para consultar IPVA atrasado:
- Acesse o site do Detran da sua região. É só pesquisar no Google por ‘Detran + o nome do seu estado’. Por exemplo, Detran Piauí;
- Em seguida, no site do Detran, busque por ‘consulta de débitos’ ou ‘IPVA’. O termo pode variar de acordo com cada estado;
- Agora informe a placa do veículo e o número do Renavam;
- Assim, feita a consulta, é possível conferir na tela do seu computador ou celular se existem débitos ativos referentes ao IPVA.
Mas Afinal, O que Pode Acontecer se eu Não Pagar o IPVA Atrasado?
O não pagamento do IPVA acarreta em uma série de consequências. Afinal, é um tributo obrigatório. Por isso, abaixo estão algumas das principais consequências. Veja a seguir!
Multas
- O IPVA atrasado dá multa. Então, pode gerar grandes problemas para o motorista financeiramente. O valor não é bem exato.
- Contudo, a cobrança chega a ser de 0,33% por dia. Com o passar dos dias, o valor fica ainda mais alto para o bolso do motorista.
- Além disso, se você não garantir o pagamento do IPVA após 60 dias do vencimento, incide sobre ele 20% de juros + o valor da taxa Selic.
- Sendo assim, a situação só vai se agravando ainda mais. Inclusive, não param por aí as consequências financeiras.
- Por sua vez, se o pagamento atrasar por mais de 90 dias, o nome do motorista é inscrito na dívida ativa.
- Caso não saiba, a dívida ativa é uma base de dados do Governo. Nela estão contidas as informações de pessoas que deixaram de pagar impostos e tributos para o Governo.
- Assim, uma vez com o seu nome inscrito na dívida ativa, os juros aumentam ainda mais, chegando a mais de 40%.
Nome sujo
- Como dito anteriormente, após 90 dias sem fazer o pagamento do IPVA, o seu nome fica sujo. Isso porque, seu CPF é inscrito na dívida ativa.
- Sem contar que o valor aumenta 1% a cada mês que você for deixando de pagar o IPVA. Portanto, a dívida pode ficar enorme.
Apreensão do veículo
- Em caso de IPVA atrasado, o motorista não pode fazer uso do automóvel. Caso você seja encontrado em posse de um veículo sem o IPVA pago, o bem é apreendido.
- Além disso, é aplicado ainda pela autoridade de trânsito uma multa de R$ 293,47. Portanto, uma multa gravíssima.
Licenciamento é proibido
- Por fim, além de todas as consequências acima, sem o IPVA pago você também é impedido de fazer o licenciamento do veículo.